A flexibilidade de alguns atletas de diversas modalidades impressiona pela superação dos limites do corpo. O alto treinamento proporciona um total controle dos movimentos, com uma demonstração de força, delicadeza e flexibilidade. Porém, mesmo que não seja para atingir o status desses atletas, alguns esportes favorecem e muito a flexibilidade, melhorando até mesmo o nosso dia a dia, já que o nosso corpo, em uma situação de sedentarismo, tende a enrijecer, tornar mais difícil as nossas atividades e ainda causar machucados e distensões.
Confira alguns esportes que melhoram a flexibilidade:
Ginástica Artística
Demonstrações impressionantes fazem desse o esporte que mais exige flexibilidade dos atletas, mas saiba que qualquer iniciante pode se arriscar no esporte, desde que em uma escola especializada e com profissionais especializados.
Pole Dance
Esse esporte que mistura dança e performance com atividade física fortalece o corpo e promove uma amplitude de abertura de braços e pernas, ideal para melhorar a flexibilidade.
Artes marciais
Artes marciais não significa apenas treinamento de força. As diversas modalidades inclusas nesse esporte melhoraram a flexibilidade devido a exigência de grande amplitude dos movimentos.
Natação
Esporte que exige esforço muscular de todas as partes do corpo, a natação também pode ajudar a melhorar a flexibilidade, principalmente do ombro e quadril. A água facilita os movimentos, relaxa a musculatura e trabalha a flexibilidade de maneira eficiente e com menos possibilidade de machucados.
Basquete
Essa modalidade coletiva é uma das que mais promovem a flexibilidade dos praticantes. Um jogo exige muitos pulos e o esticar das mãos, por isso recomenda-se bastante alongamento para a prática.