Não se trata de descontar na comida, mas alguns alimentos podem sim ajudar a aliviar o os sintomas do estresse e ansiedade.
Esses alimentos, se incorporados no dia a dia, são grandes aliados devido às suas propriedades calmantes e terapêuticas.
Maracujá: suas folhas contém alcalóides e flavonóides, substâncias depressoras do sistema nervos central, e por isso atuam como analgésicos e relaxante muscular.
Talos das folhas:
seja do alface, rúcula ou agrião, os talos das folhas possuem substâncias chamadas lactucina e lactupicrina, que são calmantes naturais.
Verduras verde-escuras: o espinafre e os brócolis previnem a depressão. Isso por conta do potássio e ácido fólico, importantes para o bom funcionamento das células.
Essas verduras também contém magnésio, fosfato e vitaminas A,C e Complexo B, que ajudam no bom funcionamento do sistema nervoso.
Laranja:
é um eficiente relaxante muscular e por isso ajuda a combater o estresse e a fadiga, além de promover melhor funcionamento do sistema nervoso. Por ser rica em vitamina C, inibe a liberação do cortisol, responsável pelo estresse no corpo.
Peixes e frutos do mar:
são alimentos ricos em zinco e selênio, que agem no cérebro e diminuem o cansaço e ansiedade. O zinco também está presente em alimentos integrais e chocolate, assim como o selênio também é encontrado no atum enlatado e na carne de peru.
Castanha-do-pará:
Também rica em selênio e possui agente antioxidante, e por isso melhora a depressão. Uma unidade ao dia já fornece a quantia diária recomendada.
Alimentos ricos em vitaminas do complexo B:
em momentos de estresse, o corpo utiliza a glicose desordenadamente, consumindo proteínas do músculo como fonte de energia. Alimentos ricos em carboidratos complexos e proteína magra auxiliam na reposição de vitaminas do complexo B e ajudam a equilibrar o uso da glicose.