Você sabe quais são os alimentos que ajudam no sono? Acredite, ter uma alimentação balanceada contribui muito para a qualidade do sono. Isso ocorre porque alguns alimentos contêm triptofano. Quando essa substância está presente em nosso cérebro, ela estimula a produção de serotonina, que é responsável pelo bom humor, pela sensação de bem-estar e pela sonolência.
Agora, precisamos fazer uma pergunta importante: você tem conseguido dormir bem à noite? Ou melhor, como está a sua alimentação? Pois bem, saiba que esse fator pode dificultar suas noites de sono.
Para ajudar você a dormir melhor, separamos aqui os principais alimentos que ajudam no sono. Continue a leitura para saber quais são eles!
Grão-de-bico
O grão-de-bico faz parte do grupo das leguminosas e oferece diversos benefícios para a sua saúde, principalmente para a qualidade do sono. Isso porque ele é rico em vitamina B6, que contribui muito para a produção da serotonina no corpo, fazendo com que você relaxe com mais facilidade e diminua as dificuldades para pegar no sono.
Kiwi
O kiwi tem baixa caloria, é uma excelente fonte de vitamina K e rico em vitamina C — sem contar que é uma delícia. Como se não bastasse, é ótimo para quem quer melhorar a qualidade do sono.
A Universidade Médica de Taipei (Taiwan) realizou uma pesquisa interessante. Nela, os pesquisadores separaram um grupo de pessoas e pediram para elas consumirem dois kiwis antes de dormirem. Veja só o resultado em comparação às pessoas que não consomem a fruta:
- 42% pegaram no sono mais rápido;
- 5% melhoraram sua capacidade de dormir continuamente à noite;
- 13% ampliaram seu tempo total de sono.
Alface
Você gosta de uma salada? Pois bem, se a resposta for sim, temos uma ótima notícia: o alface também faz parte dos alimentos que ajudam no sono.
Outro estudo, realizado na Coreia do Sul em ratos, concluiu que a verdura aumentou a quantidade de sono no animal e, ainda, reduziu o estresse e as inflamações causadas por problemas de distúrbio do sono.
Embora o estudo não tenha se estendido aos humanos, o alface é um alimento recomendado para compor o jantar, uma vez que ele não causa indigestão e muito menos interrompe o descanso.
Banana
Deu aquela vontade de comer um docinho após o jantar? Que tal substituir o açúcar por uma banana? Além de docinha, ela é muito saborosa e ainda ajudará você a dormir melhor. Isso porque ela é riquíssima em triptofano, aminoácido indispensável para a produção de melatonina, o hormônio do sono.
A banana é uma fruta muito fácil de ser carregada para qualquer lugar. Portanto, você pode consumi-la depois que sair da academia, no trabalho, na faculdade etc.
Feijão
O feijão é um prato típico brasileiro, tanto é que muitas pessoas não dispensam um feijãozinho nas suas refeições, e isso é muito bom, pois ele contribui para uma boa qualidade do sono. Sabe como?
O feijão é rico em vitamina B6, que é responsável por produzir serotonina, contribuindo, assim, para o aumento da continuidade do sono e reduzindo aquela sensação de se manter mais “alerta” à noite e, consequentemente, mais sonolento durante o dia.
Agora você deve estar se perguntando: mas o feijão não contém substâncias que causam indigestão e gases, o que pode atrapalhar o sono noturno? Sim, porém, é possível evitar isso fazendo o remolho do feijão (antes de cozinhá-lo) por um período de seis a doze horas. Dessa forma, é possível eliminar as substâncias que são disruptoras do sono.
Aves
Todas as aves contêm triptofano, e não somente o peru, como muitos acreditam. Além desse benefício, elas são consideradas carnes magras e podem compor o seu cardápio a qualquer hora do dia.
Portanto, se você não tem o costume de jantar, por exemplo, pode montar um sanduíche com peito de frango desfiado ou até mesmo um peru fatiado, se preferir, e saboreá-lo antes de dormir, pois não haverá prejuízos ao seu sono. Muito pelo contrário, ele até fará com que você durma melhor.
Aveia
A aveia pode ser inserida no seu cardápio a qualquer hora do dia. De manhã, pode compor o seu café da manhã com um mamão, banana ou qualquer outra fruta. Já à tarde ou à noite, pode ser consumida com iogurte ou até mesmo compor uma receita de bolo fit.
A aveia é fonte natural de melatonina, por isso, ela é tão importante para ajudar você a dormir melhor. Há quem não seja muito fã dela, mas acredite, vale a pena inseri-la nas suas refeições.
Grãos integrais
Você sabia que os grãos integrais incentivam a produção de insulina, que faz com que as vias neurais produzam triptofano? Logo, eles também são considerados alimentos que ajudam no sono.
Incluir os grãos integrais na sua rotina é muito fácil. Você não precisa comê-los de maneira individual, se não gostar. O que pode ser feito é pesquisar receitas ou até mesmo comprar algo pronto na padaria que contenha esses grãos.
Por exemplo, um pão com grãos integrais fica ótimo com manteiga, requeijão ou patê.
Amêndoas
As amêndoas são fontes de triptofano e ricas em magnésio. Ambos os nutrientes são fundamentais para melhorar a qualidade do sono, o magnésio ainda tem o poder de controlar a pressão arterial e reduzir as inflamações, tais problemas também são dificultadores do sono.
A melhor maneira de consumir amêndoas é na sua forma crua, sem a casca. Porém, também podem ser combinadas com outros alimentos saudáveis, como salada de frutas, iogurte e até mesmo arroz e sopas.
Você tem muito a ganhar ao incluir os alimentos que ajudam no sono na sua rotina. Além de dormir melhor, também terá uma vida mais saudável, substituindo doces e outros alimentos que não fazem bem à saúde, como os alimentos industrializados, por outros que só contribuem para uma melhor qualidade de vida.
Por falar em vida saudável, confira o nosso artigo “Principais verduras e legumes para ter uma dieta balanceada” e saiba como se alimentar melhor mesmo com uma rotina corrida. Tenha uma boa leitura!