Uma das ações mais importantes para reduzir a produção de radicais livres do seu corpo é evitar certos alimentos que prejudicam a produção de colágeno. Caso sejam ingeridos com frequência, eles promovem a perda da elasticidade e danificam a pele, fazendo com que as rugas apareçam prematuramente.
As consequências da ingestão desses itens vão além da pele. Por exemplo, eles podem deixar as unhas quebradiças e os cabelos, enfraquecidos. Se você deseja manter sua pele jovem e saudável, citaremos neste post o que você deve comer regularmente para evitar esse tipo de envelhecimento.
Gostaria de compreender melhor o conceito de colágeno e quais alimentos prejudicam a sua produção? Acompanhe a leitura!
O que é colágeno?
O colágeno é uma substância que é produzida naturalmente pelo seu corpo. Trata-se de uma proteína encontrada na pele, nos ossos, nos ligamentos e em outros tecidos conjuntivos dos órgãos humanos. À medida que envelhecemos, há um declínio natural na sua produção, o que leva a resultados indesejados.
Qual é a importância do colágeno?
Os efeitos da produção insuficiente de colágeno pelo organismo podem ser combatidos com hábitos de vida saudáveis. Além disso, essa proteína está presente em diversos alimentos que você pode ingerir.
Veja a seguir por que o colágeno é tão importante para nosso organismo!
Evita dores nas articulações
A falta de colágeno no organismo resulta em perdas significativas e no aumento da dor nas articulações. Portanto, a sua pele, músculos e outros órgãos precisam dele para manter a flexibilidade e a força. Além disso, a substância fortalece os ossos, fornecendo-lhes a base que necessitam para que permaneçam saudáveis.
Elimina sinais de envelhecimento
Infelizmente, à medida que envelhecemos, nosso corpo começa a produzir menos colágeno, o que pode levar a rugas e outros sinais de envelhecimento na pele. Uma maneira de combater os efeitos da redução do colágeno é consumir alimentos que melhoram a produção dessa proteína. Falaremos deles logo a seguir.
Impede a queda dos cabelos
Os alimentos que promovem a produção de colágeno são excelentes para reduzir a queda dos cabelos, tornam os fios mais sedosos, fortes e brilhantes. É interessante fazer uma seleção e inserir o consumo deles em seu cotidiano. Anote aí alguns deles: quinoa, alho, castanhas, nozes, semente de linhaça, frutas cítricas, clara de ovo, feijão, lentilha, arroz e frango.
Melhora a aparência
Sem o consumo regular de alimentos que contêm essa proteína, os cabelos podem gradualmente de tornarem opacos e cair, além da pele perder a elasticidade. Sendo assim, você ficará mais suscetível aos efeitos do envelhecimento precoce.
Quais são os alimentos que prejudicam a produção de colágeno?
Os alimentos que interferem negativamente na produção de colágeno são muito conhecidos pelos brasileiros. De uma forma geral, são aqueles ricos em açúcares processados e em gordura saturada.
Abaixo, mencionaremos os três principais que são considerados vilões por causarem prejuízos à saúde e à produção natural de colágeno!
Fast foods
Fast foods são um gênero de comida em que o preparo é rápido e são servidos rapidamente em lanchonetes, restaurantes e feiras. Alguns exemplos são hambúrgueres, pizzas, pasteis, churros etc.
Eles são o primeiro da lista dos alimentos extremamente prejudiciais à produção de colágeno, pois são ricos em calorias e gorduras saturadas. Tais alimentos provocam inflamação no corpo quando o sistema imunológico é ativado, causam vermelhidão, inchaço e dor.
Com o tempo, as inflamações crônicas podem levar a outras doenças, como câncer e enfermidades cardíacas. Por isso, limite a quantidade ou evite comer fast food regularmente. Além disso, reduza a ingestão de qualquer tipo de fritura em imersão, como batatas fritas.
Comidas gordurosas
Comer alimentos com alto teor de gordura ou colesterol causa a quebra a proteína de colágeno necessária para manter a saúde da pele e das articulações. Por isso, é importante planejar uma dieta que seja baixa em gorduras saturadas, gorduras trans e ácidos graxos ômega-6.
Algumas fontes ricas em gorduras são: alimentos fritos, processados, hambúrgueres, bolinhos de chuva, industrializados com óleos hidrogenados, produtos lácteos gordos, leite, manteiga, queijo, entre outros.
Doces
Os doces não poderiam ficar de fora da listagem, já que, sendo ricos em açúcar, não só impedem a produção do colágeno como provocam inflamações no organismo. Embora eles pareçam inofensivos no momento em que você faz um lanche, eles trarão consequências a médio e longo prazo.
Além de evitar o consumo de doces, procure realizar escolhas alimentares mais saudáveis e praticar exercícios físicos com regularidade. Essas também se tratam de ótimas soluções para garantir a sua saúde de uma forma geral.
Como ter uma boa produção de colágeno?
Como já foi dito, manter uma dieta equilibrada ajuda bastante a promover a produção de colágeno em níveis ideais. Ao invés de comer sanduíches gordurosos, faça lanches a base de frutas e iogurte grego, por exemplo.
Evite a sobrecarga de açúcar no organismo ao ingerir picolés, chocolates, chicletes, balas e sorvetes. Uma dica é programar-se com antecedência para preparar lanches saudáveis, a fim de inclui-os em sua rotina diária, como opções de petiscos entre refeições ou no intervalo do trabalho.
Enfim, agora você já conhece os três principais tipos de alimentos que prejudicam a produção de colágeno em seu corpo! Essa é a proteína é indispensável tanto para uma boa aparência física quanto para a saúde dos tecidos conjuntivos.
Você já eliminou alguns alimentos do seu cardápio e sentiu diferença na saúde da sua pele ou de uma maneira geral para seu organismo? Que tal compartilhar sua experiência? Registre aqui nos comentários!