O colágeno é uma proteína fibrilar, produzida pelo corpo, que concede saúde e elasticidade à pele, muito por conta de ser o principal componente do tecido conjuntivo. Essa proteína é especialmente famosa por seus benefícios amplamente conhecidos, como enriquecimento da massa óssea, alívio de dores nas articulações e promoção da saúde cardíaca.
Segundo o artigo “Colágeno: uma abordagem para a estética”, publicado pela Revista Interdisciplinar de Estudos em Saúde, o colágeno é um forte combatente do envelhecimento. Isso por conta da redução dos radicais livres liberados pelo corpo em decorrência do consumo de álcool, estresse, falta de sono, entre outros.
Para obter os benefícios dessa proteína, é possível consumir alimentos ricos em colágeno, e caso necessário, é indicada a suplementação de colágeno. Para obter colágeno naturalmente, confira quais são as comidas ricas em colágeno!
O que comer para consumir colágeno?
A seguir, iremos trazer uma série de alimentos ricos em colágeno para você inserir na sua dieta e tornar o processo de envelhecimento não só mais tardio, como também mais saudável.
Carnes
As carnes são ótimas comidas quando o objetivo é alavancar a quantidade de colágeno no corpo. Isso porque, como já dissemos, o colágeno é uma proteína produzida em nosso próprio corpo. O consumo de carne vai auxiliar na síntese proteica, o que consequentemente irá impactar na quantidade de fibras que você terá, com o colágeno incluso nesse aumento.
Ovos
Assim como a carne, os ovos têm extrema importância para uma alimentação rica em colágeno, pois também são fonte de proteínas. São uma ótima opção proteica para vegetarianos, além de bastante nutritivos e se enquadrarem em diversas dietas, tanto em termos de emagrecimento, quanto em ganho de massa muscular.
Peixe
Os peixes, assim como as carnes vermelhas, têm um teor significativo de colágeno. Tanto os de água salgada quanto os de água doce são altamente recomendados para o consumo. Tilápia, salmão e sardinha são ótimas opções para consumo, pensando na facilidade do acesso. Além do colágeno, a ingestão de peixes possui outro benefício: o Ômega 3, uma gordura extremamente importante para o funcionamento do cérebro, especialmente para a memória.
Gelatina
Diferenciando dos outros dois citados, esse alimento se encaixa melhor em horários pós refeição principal, como a sobremesa. A gelatina, além de pouco calórica, tem um índice de colágeno bastante expressivo, sendo uma boa pedida para os amantes de doces que procuram alimentos leves, mas que saciem sua vontade. Além disso, essa fonte de colágeno também se enquadra na dieta de pessoas com dificuldade de deglutição, seja por problemas dentários ou mandibulares.
Absorção do colágeno
Além de se preocupar com aumentar o volume da produção de colágeno no corpo, é preciso também consumir alimentos que favoreçam a absorção do colágeno pelo corpo. Por vezes, a ingestão de comidas ocorre pensando apenas na síntese de determinadas proteínas, quando na verdade, a extração das fibras é igualmente importante, e existem alimentos extremamente capazes de impulsionar essa tarefa, como os listados abaixo.
- Frutas cítricas
- Frutas vermelhas
- Alimentos ricos em vitamina
- Aveia
- Alho
Relação do colágeno com as articulações
Como já citado, o colágeno é uma proteína fibrilar, e que desempenha diversas funções no corpo. Dentre elas, essa fibra é responsável por gerar sustentação e elasticidade das cartilagens, ossos e tendões. As cartilagens são tecidos lisos que cobrem as extremidades dos ossos e reduzem o atrito nos movimentos, caracterizando assim, uma articulação.
Problemas nas Articulações
As doenças osteomusculares (ossos e músculos) que atingem as articulações são bastante diversas, e são geralmente ocasionadas por algum tipo de defasagem na cartilagem muscular. Existem duas doenças articulares em especial que possuem um alto índice de recorrência, sendo elas a osteoporose e a osteoartrite.
Osteoporose
A osteoporose é uma doença que enfraquece os ossos e os torna mais suscetíveis a fraturas, como trincamentos ou quebras. Isso ocorre pela perda progressiva de massa óssea que a doença ocasiona. O colágeno é um grande aliado no combate dessa enfermidade na medida que auxilia a enriquecer a densidade mineral óssea, sendo sua suplementação bastante relevante.
Osteoartrite
Também chamada de artrose, a osteoartrite é caracterizada pelo desgaste que sofre a cartilagem articular, além de possíveis alterações ósseas que possam ocorrer. Por se tratar de um problema que ocorre diretamente na cartilagem, o colágeno torna-se um aliado ainda maior nos cuidados com a osteoartrite.
Causas e tratamento das doenças articulares envolvendo colágeno
A defasagem na cartilagem que citamos pode ter uma série de fatores como causa, sendo a principal delas a idade, ou seja, o envelhecimento natural do corpo e o desgaste das articulações os principais motivos. No entanto, existem alguns outros comportamentos que agravam esse quadro, como o alcoolismo, o tabagismo, o sedentarismo, e por vezes, alguns tipos de trauma.
Isso significa que enfermidades nas articulações podem ser causadas tanto por estilos de vida ruins, quanto por lesões e fraturas que podem acometer atletas e pessoas que praticam esportes.
Nesse sentido, a suplementação do colágeno é, como já dito, um forte aliado. Realizar consultas com médicos especializados na área, como reumatologistas, para obter um norte de como realizar a ingestão dessas proteínas é sempre o mais recomendado.
E aí, gostou do conteúdo? Se quer saber mais sobre nutrientes, corpo e saúde no geral, acesse o blog de Marjan e confira os inúmeros conteúdos sobre o assunto!
Referências:
https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/ries/article/view/161