É difícil se desviar do cenário preocupante e angustiante durante a pandemia, principalmente quando a única alternativa é a prática da quarentena, quando o isolamento se faz necessário para contenção da transmissão do vírus.
Para quem sofre de ansiedade, são muitos os gatilhos que toda essa crise provoca, que vão desde a preocupação em adoecer, ou que um ente querido adoeça, até o colapso da saúde e da economia, tudo isso somado ao isolamento e as incertezas com o amanhã. Por isso, diante uma situação da qual não se tem controle, é hora de colocar em prática todo o arsenal disponível na luta contra a ansiedade e depressão. Confira!
- Exercícios físicos: mesmo dentro de casa, é possível assumir uma rotina de exercícios físicos. Diversas páginas e profissionais estão disponibilizando treinos e opções para que as atividades continuem, e até se intensifiquem. Os exercícios físicos são importantíssimos e essenciais na luta contra ansiedade. É hora de suar a camisa!
- Cultura: Na correria do dia a dia, muitas vezes deixamos de lado os hábitos de consumir cultura, seja através de livros, televisão ou até mesmo cursos. Diversos canais disponibilizaram seus conteúdos para o período da quarentena para que todos possam utilizar o tempo livre para aprender.
- Limite o tempo das notícias: diante um cenário desolador, é interessante que pessoas que sofrem com ansiedade não consuma informações e notícias com tanta intensidade. Escolha uma apenas uma forma de se informar: um programa de TV, ou apenas um jornal. No restante do dia, evite o contato com a cobertura jornalística.
- Faça bons usos das mídias sociais: as mídias sociais têm proporcionado a aproximação com familiares e amigos nesse momento, porém, cuidado com o uso em excesso, o que pode piorar a ansiedade e até mesmo causar insônia.
- Planeje bem o seu tempo: o isolamento trouxe a oportunidade de dar uma pausa no estresse do dia a dia de uma grande cidade. Há muito tempo, não tínhamos tempo disponível para nossos hobbies, ou simplesmente dormir. O segredo está em dividir o tempo de forma saudável, mesmo que o trabalho continue de casa.
- Não abandone a terapia: é totalmente possível continuar o tratamento para ansiedade durante a quarentena, através de vídeos conferência com a terapeuta. Alguns profissionais também se colocaram a disposição para auxiliar gratuitamente pessoas em crise durante o isolamento.