A menopausa é o nome que se dá a data em que acontece a interrupção natural da menstruação, o que comumente ocorre entre 45 e 55 anos. Os principais sintomas dessa etapa, conhecida como período do climatério, são a sudorese noturna, as ondas de calor, a redução da libido e as mudanças no padrão de sono.
Em suma, desse momento em diante, os ovários deixam de produzir hormônios do ciclo menstrual (progesterona e estrogênio), levando algumas mulheres a optarem por tratamentos para preservar o bem-estar nessa fase. Além disso, muitas apostam na adoção de novos hábitos e passam a ter um novo estilo de vida, alimentando-se melhor, praticando exercícios e suspendendo o consumo de álcool, por exemplo.
Quer sanar as dúvidas mais comuns acerca do tema e descobrir quais são os melhores cuidados na menopausa? Leia o nosso post e fique por dentro!
O que é a menopausa?
Como dito, a menopausa representa o encerramento dos ciclos menstruais de uma mulher, confirmando-se:
- com a ausência de menstruações ao longo de um período de 12 meses consecutivos, na ausência de outras causas;
- com a remoção, ou danificação severa, dos ovários.
Assim, é um evento natural e que marca o fim da fase fértil ou reprodutiva. Nesse contexto, é possível dizer que existem três tipos:
- a menopausa natural ocorre quando o fim dos ciclos menstruais é espontâneo, ou seja, não é provocado por qualquer intervenção médica;
- a menopausa induzida, por outro lado, é aquela motivada, por exemplo, por radioterapia e/ou quimioterapia, quando danos irreversíveis são causados aos ovários, ou pela retirada cirúrgica desses órgãos;
- a menopausa precoce, por fim, é a que acontece antes mesmo dos 40 anos, seja de forma natural, seja de modo induzido.
Quais são os seus principais sintomas?
Não é incomum que muitas mulheres tenham dúvidas acerca de como identificar a entrada nessa etapa da vida. Por isso, entender os principais sintomas é essencial para, então, se partir para os cuidados na menopausa. São alguns deles:
- calor (ou fogacho);
- ressecamento da pele;
- afinamento capilar;
- problemas para dormir;
- alterações de humor;
- aumento da porosidade óssea;
- dores de cabeça;
- redução da elasticidade da pele;
- desaceleração do metabolismo;
- ganho de peso;
- diminuição da autoestima;
- períodos depressivos, de irritabilidade e de ansiedade;
- redução do tamanho e da firmeza dos seios;
- secura e coceira vaginal, o que pode levar a dores durante as relações sexuais;
- diminuição da libido;
- alterações menstruais — antes do encerramento.
Os sintomas elencados são, de fato, os mais comuns. Entretanto, é válido pontuar que existem alguns menos frequentes, geralmente associados a falhas na memória, fadiga, calafrios, surgimento de espinhas, osteoporose e incontinência urinária. Além disso, é comum que nem todas as mulheres apresentem os mesmos sinais, de modo que eles variam caso a caso e conforme a etapa do climatério.
Quais são os estágios da menopausa?
A menopausa envolve três estágios, conhecidos como “pré-menopausa”, “perimenopausa” e “pós-menopausa”. O primeiro é o período no qual o corpo da mulher passa por uma espécie de preparação para o fim da fase fértil e é caracterizado, geralmente, pela queda na produção hormonal.
O seu início se dá, em regra, por volta dos 40 anos, quando a mulher ainda menstrua, e se estende por cerca de seis a oito anos. A pré-menopausa é assintomática, de modo que, quando algumas alterações começam a ser observadas, passa-se para a perimenopausa.
Assim, esse segundo estágio engloba a pré-menopausa e o primeiro ano de pós-menopausa. De modo geral, é nesse período que os sintomas mais comuns do climatério, já listados anteriormente, têm início, a exemplo de mudanças no humor e no sono, irregularidade menstrual e ondas de calor. O seu fim acontece quando se completa um ano sem fluxo menstrual.
A pós-menopausa, por fim, tem início um ano depois da última menstruação e dura até o fim da vida. Ao longo do período inicial (os cinco primeiros anos) e na sua fase tardia, há um risco maior de surgirem doenças cardiovasculares e até osteoporose.
Além disso, nesse último estágio, é bastante comum que uma condição conhecida como vaginite atrófica esteja presente, causando “secura” e dores durante as relações sexuais, como dito. Entre outras motivações, essa é uma das principais para que as mulheres busquem ajuda médica, a fim de contornar eventuais problemas e preservar a qualidade de vida.
Quais são os principais cuidados na menopausa?
Ao começar a perceber alterações nos ciclos menstruais, se você estiver dentro da faixa etária comum, é recomendável procurar um profissional da área médica, como um ginecologista, para dar início a um tratamento adequado que vise manter os sintomas sob controle, diminuindo os desconfortos. Nesses casos, a necessidade de intervenção será baseada na intensidade dos sintomas e no eventual risco de desenvolvimento de doenças.
No entanto, em se tratando dos cuidados com a saúde feminina, de modo geral, algumas medidas são sempre recomendadas, como as elencadas abaixo.
Praticar atividades físicas
A prática de atividades físicas é bastante indicada durante a menopausa, já que estimula a liberação de endorfinas na corrente sanguínea, elevando a sensação de bem-estar emocional e físico. Nesse sentido, uma boa alternativa é optar por uma atividade prazerosa e que seja facilmente incluída na rotina, como correr, fazer hidroginástica ou andar de bicicleta.
Manter uma dieta saudável e balanceada
A alimentação, além de ser fundamental para manter a saúde e a imunidade, pode atenuar bastante os sintomas da menopausa. Para tanto, o ideal é manter uma dieta que inclua a ingestão regular de alimentos que contenham fitoestrogênios, como inhame e soja, já que essas substâncias auxiliam na redução dos desconfortos do período.
Aumentar a ingestão de água
Como dito, durante essa etapa da vida, é comum que tanto a pele quanto os cabelos fiquem mais ressecados e finos, além de haver um risco maior de surgirem manchas escuras na pele. Para evitar esse quadro, é fundamental consumir bastante água durante o dia, aumentando a hidratação como uma maneira de se cuidar na menopausa.
Como você pôde ver, embora seja um período que comumente é acompanhado de sintomas incômodos, alguns cuidados na menopausa podem preservar a qualidade de vida da mulher durante essa etapa. Sendo assim, o mais recomendável é procurar um médico e verificar se há necessidade de intervenções — a exemplo da reposição hormonal e/ou da suplementação vitamínica mineral.
E você? Já passou ou está passando por essa experiência? Gostaria de compartilhar algum relato conosco? Deixe o seu comentário!