O colágeno é conhecido por ser uma proteína abundante no corpo de mamíferos, presente nos músculos, ossos, cartilagens, unhas e cabelos.
Ele é responsável por proporcionar ao corpo características como elasticidade e firmeza. O que muitos não sabem é que existem diferentes tipos de colágeno. Vamos entender melhor as diferenças entre eles, e seus principais benefícios:
Tipo I: é o mais abundante no corpo, formando feixes e fibras que estruturam os órgãos. Está presente em cartilagens fibrosas, ossos, ligamentos, peles e tendões. Ele pode ser reposto através da ingestão de alimentos como carnes, ovos e legumes.
Tipo II: encontrado em menor quantidade no corpo, está presente nos olhos e nas cartilagens, funcionando como um controlador da quantidade de água existente nas células. Sua reposição é indicada a pessoas que sofrem com desgaste dessas regiões, como esportistas, por exemplo, ou pessoas que sofreram algum tipo de lesão ou apresentam degeneração nas cartilagens.
Desnaturado: o colágeno desnaturado é aquele que sofreu processos químicos reversíveis e teve sua forma tridimensional quebrada, sem que ele perdesse suas estruturas primárias. É encontrado em alimentos como a gelatina.
Hidrolisado: o colágeno hidrolisado é o tipo que passou por um processo químico que o quebrou em partículas menores, o que facilita sua absorção pelo corpo. O processo ao qual o colágeno passa, chamado hidrólise, é químico e enzimático.