A cãibra é um desconforto que muita gente já enfrentou em algum momento. Nada mais é do que uma contração contínua involuntária da musculatura que causa uma dor paralisante, que pode durar por segundos ou até mesmo minutos.
As cãibras podem acontecer quando menos se espera e atingir pés, panturrilhas, pernas (mais comuns), barriga, mãos, braços e costas. As contrações musculares ocorrem em espasmos, tornando visíveis os músculos e tendões rígidos, contraídos.
Sua origem e tratamento divide opiniões entre os especialistas, mas dentre as causas, estão o uso exagerado da musculatura (mais comum); baixas temperaturas; desidratação; má circulação sanguínea; carência de sais minerais; compressão de raízes nervosas e motivações ligadas à doenças.
A prevenção baseia-se primordialmente na boa hidratação (músculos hidratados se contraem e relaxam com mais facilidade), exercícios de alongamento pré e pós exercício, e alimentação balanceada (alimentos ricos em vitaminas e sais minerais, como frutas e legumes, são importantes para o bom funcionamento dos músculos).
Como agir em casos de câimbra?
– Alongamento imediato
– Massagem
– Aplicação de calor
– Reposição hídrica e de sais minerais