Os treinos regulares na academia fortalecem o corpo e dão preparo físico para levar a rotina de trabalho, casa e estudos. Porém, algumas pessoas ainda buscam esportes complementares para praticar em dias alternados, o que é ainda mais interessante para sua saúde.
Além de melhorar seu desempenho, essas outras atividades físicas complementam os estímulos ao corpo. Elas também trabalham outros grupos musculares, mudam o cenário da academia e podem proporcionar interações coletivas valiosas para seu bem-estar.
Pensando nisso, listamos alguns esportes complementares para você experimentar. Confira.
1. Faça Pilates
Pilates é uma atividade que trabalha o corpo e a mente de forma integrada. Foi criado por Joseph Pilates, em 1920, mas atualmente existem abordagens diversificadas. Como exemplo, temos:
- Aero Pilates — usa balanços e tecidos para ficar dependurado;
- Funcional — integra movimentos ritmados frequentes;
- Neopilates — é uma mescla de todos eles.
Os melhores exercícios de Pilates focam no alongamento, equilíbrio e fortalecimento de músculos pouco explorados na academia. Assim, é uma atividade complementar que vai trazer benefícios para seu corpo, mente e contribuir para melhorar seu desempenho na musculação.
2. Pratique Yoga
O Yoga propõe táticas meditativas com diferentes formas de praticá-lo, desde as mais relaxantes até as mais revigorantes. Veja algumas delas:
- Ashtanga Yoga — é uma linha mais intensa que explora posições que exigem mais do corpo. Por isso, é indicada para quem deseja melhorar seu condicionamento físico, flexibilidade e concentração;
- Hatha Yoga — é, talvez, o mais tradicional. Ele trabalha o equilíbrio do corpo e mente com táticas meditativas em posturas mais leves e fáceis de realizar. Para quem vai começar, é o mais recomendado.
- Iyengar Yoga — tem um foco terapêutico e explora bastante seu potencial de concentração. Afinal, um dos pontos-chaves de seus exercícios é a permanência em determinadas posturas.
3. Faça natação
A natação é um esporte complementar bem interessante para quem faz treinos em academias. Ela trabalha os músculos e a capacidade cardiorrespiratória. Além disso, atividades na água costumam aliviar o estresse e a ansiedade.
Ou seja, você tem ganhos físicos e emocionais. Se já souber nadar, pode iniciar treinos leves em casa ou se inscrever em uma escola especializada.
4. Ande de bicicleta
Pedalar é um ótimo exercício aeróbico, mesmo que seja usar sua bicicleta para se locomover entre os compromissos da rotina. Vai ajudar no seu condicionamento físico, além de proporcionar bem-estar. Afinal de contas, é um momento bem prazeroso.
Existem modalidades diferentes para quem gosta de pedalar. Mountain bike para treinos externos na natureza e ciclismo, que é focado em velocidade. Além desses, há o downhill, que consiste em descer, o mais rápido possível, percursos com obstáculos.
Aqui, vale a lembrança de usar todos os equipamentos de segurança, mesmo para passeios leves. Isso porque, além dos seus cuidados, ainda é preciso considerar os perigos adversos do ambiente, que varia a cada dia e momento.
5. Corra como forma de esporte complementar
A corrida, indoor ou outdoor, também pode entrar na sua rotina de exercícios. As academias já oferecem esteiras que permitem a prática, mas você pode variar correndo em parques, praças ou ruas fechadas.
Também é uma atividade que não exige grande preparação para começar. Contudo, dá para investir nas vestimentas mais adequadas, equipamentos de segurança, relógios de treino e até se inscrever em grupos de corridas orientadas. Assim, as orientações sobre ritmo e respiração vão melhorar ainda mais seu desempenho.
6. Faça crossfit
Se você quer incluir exercícios de alta intensidade na sua rotina, o crossfit pode ser a opção ideal. Usando movimentos funcionais em um circuito, essa atividade desafia seus praticantes a cada jornada.
São treinos com pesos, agachamentos, flexões, uso de cordas e arremessos, que mudam a cada dia e conforme a evolução da pessoa. Para quem deseja emagrecer, melhorar seu condicionamento físico e criar resistência, é um esporte complementar interessante.
As atividades, na maioria das vezes, são feitas em grupo ou em forma de times. Com isso, novas amizades, e até compromissos com competições amadoras, podem entrar na lista de benefícios desse esporte.
7. Pratique lutas
Escolher uma luta para se exercitar de forma complementar também é muito interessante. Elas contribuem para a melhora do condicionamento físico em geral, estimulando a coordenação motora, flexibilidade e a respiração.
A postura também é trabalhada na maioria das modalidades de luta, que ainda prega a boa conduta e disciplina. Assim, muitas vezes, o esporte ajuda a manter o foco na saúde e fazer escolhas mais saudáveis.
8. Faça dança esportiva
Dança é esporte? Sim. A modalidade de dança esportiva é considerada internacionalmente como um esporte, e claro, tem vários campeonatos. Ela contempla 10 ritmos de dança de salão que são divididos em duas modalidades:
- Standard, com valsa lenta, vienense, slow fox, quickstep e tango internacional;
- Latin, com samba internacional, chá-chá-chá, paso doble, jive e rumba.
A dança é praticada em dupla e trabalha o condicionamento físico, equilíbrio, autoestima e bem-estar. Além disso, para quem gosta, é uma atividade que vai trazer ótimos momentos de alegria e descontração.
Dicas para conciliar a academia e os esportes complementares
Você gostou da ideia de incorporar esportes complementares na sua rotina de saúde? Então, algumas boas práticas vão ajudar a manter a regularidade e conquistar os resultados desejados. Confira!
Não cometa excessos
Até mesmo as atividades físicas devem ser apreciadas com moderação. Excesso de exercício físico pode ocasionar lesões e fadiga, demandando cuidados de recuperação que podem ser demorados e custosos.
Faça escolhas nutricionais mais sábias
Com mais atividades físicas, seu corpo exigirá mais nutrientes. Faça uma alimentação equilibrada e saudável, complementando com os nutrientes necessários para ajudar no seu desempenho.
Busque orientação profissional
Seja para complementar sua alimentação, seja para a prática dos exercícios, buscar um profissional é importante. Assim, você terá orientação para sua rotina e investimentos em complementos, vitaminas e demais necessidades.
Experimente outros esportes complementares
Além dos esportes que listamos, existem outras atividades que também podem ser praticadas. Futebol, beach tênis, hidroginástica, surfe, canoagem e muito mais. Experimente o máximo possível, até encontrar aqueles que mais gosta.
Mas se você deseja sempre mudar, não se prenda. Aproveite ao máximo cada um deles e, depois, parta para outro desafio. Com tantos benefícios que cada um pode proporcionar, você sairá ganhando de qualquer maneira.
O mais importante, no entanto, é manter a regularidade das suas atividades físicas e boa alimentação. Por isso, mude sua rotina sempre que necessário, mas mantenha seu foco na sua saúde. Não deixe de buscar o melhor para seu corpo e mente.
Para isso, conte conosco! Assine nossa newsletter e receba dicas e informações que vão ajudar na sua jornada de saúde e bem-estar.