Você sabe quais são os exercícios para fazer ao ar livre na terceira idade? Esse é um assunto bastante relevante, considerando que o envelhecimento traz consigo algumas limitações, sejam elas físicas, fisiológicas e psicológicas.
Sendo assim, para que o idoso possa adquirir mais bem-estar e qualidade de vida, com uma rotina tranquila e menos restritiva possível, as atividades físicas podem ser grandes aliadas nesse processo.
Mas você sabe qual é a importância dos exercícios nessa fase da vida, quais são os seus benefícios e as melhores opções? Então, leia este artigo para descobrir!
Qual é a importância da prática de exercícios para idosos?
A atividade física na terceira idade é fundamental para fortalecer os músculos e ossos, prevenir doenças, como hipertensão arterial, diabetes e osteoporose, promover sensação de bem-estar etc.
Dessa forma, é importante que os exercícios sejam executados de maneira regular, depois da liberação do médico e sob a orientação de um profissional qualificado, que vai indicar quais são os melhores, conforme as condições clínicas da pessoa.
Quais são os seus benefícios?
Os exercícios físicos podem proporcionar uma série de benefícios para os indivíduos que se encontram em uma fase mais idosa. A seguir, confira os principais!
Fortalece os músculos
É comum que ocorra a perda da massa muscular magra com o avanço da idade. No entanto, essa massa pode aumentar nos idosos com a prática de atividades físicas.
Diminui a gordura corporal
Exercícios regulares contribuem para a diminuição dos níveis de gordura no corpo. Isso também ajuda a melhorar a saúde, combatendo diabetes e doenças vasculares, por exemplo. Além disso, auxiliam no controle do peso, evitando a obesidade.
Fortalece os ossos
Na terceira idade, as pessoas ficam mais suscetíveis a fraturas ósseas, já que a densidade mineral começa a reduzir com o passar dos anos. Sendo assim, as atividades ainda colaboram para a minimização dos riscos de perda óssea e de osteoporose.
Melhora o funcionamento dos pulmões e do coração
Outra questão que deve ser apontada é a melhora na capacidade cardiorrespiratória. Ou seja, o idoso consegue respirar melhor e reduzir os fatores de riscos que podem levar ao surgimento de doenças cardíacas.
Contribui para manter o cérebro alerta
Os exercícios físicos conseguem manter o cérebro do idoso alerta, considerando que conservam o pleno funcionamento das funções cognitivas. Isso pode ajudar na prevenção da perda de memória e da progressão da doença de Alzheimer.
Auxilia no funcionamento das articulações
Manter as articulações saudáveis é outro benefício. Assim, idosos com artrite podem ser beneficiados com a prática de atividades físicas.
Evita a depressão
Os exercícios físicos contribuem para a produção de endorfinas pelo corpo, o que colabora para o combate à tristeza, ansiedade e depressão. As atividades físicas ainda aumentam a autoestima e a sensação de bem-estar.
Quais exercícios para fazer ao ar livre são mais adequados na terceira idade?
Diversos exercícios físicos podem ser realizados por idosos, desde que respeitadas as suas limitações. Veja alguns deles!
Caminhada
A caminhada é um dos melhores exercícios físicos para fazer ao ar livre, já que pode ser realizada em qualquer lugar. Além disso, ajuda no emagrecimento, previne doenças, melhora o condicionamento físico e pode ser realizada por pessoas de qualquer idade.
Treinamento funcional
Essa atividade tem a finalidade de elaborar uma rotina de exercícios com base em movimentos naturais do corpo, como agachar e pular. O objetivo aqui é foco em desafiar praticantes cada vez mais, dentro dos seus limites. É uma opção aos aparelhos usados na academia e pode assegurar as mesmas vantagens, como equilíbrio, aumento da força, consciência corporal e demais.
Yoga
A Yoga é uma atividade que também pode ser realizada ao ar livre, já que um espaço aberto pode oferecer ao praticante um maior contato com a natureza.
Entre seus principais benefícios para a saúde, está o aumento da flexibilidade por meio de alongamentos, oxigenação do corpo por intermédio de práticas de meditação e respiração, tonificação dos músculos e redução do estresse. Além dos benefícios mencionados, é possível usufruir de tudo que a natureza pode oferecer.
Ciclismo
Pedalar é um processo que gera menos impacto nas articulações do que correr, por exemplo. Também ajuda a diminuir o acúmulo de gorduras no sangue, o que contribui para manter os índices de colesterol em dia e prevenir doenças cardiovasculares.
Exercícios com academia ao ar livre
As academias ao ar livre estão se tornando mais comuns no país, fazendo parte do dia a dia de muitos indivíduos. Nesse caso, ficam espalhadas pelas cidades, com aparelhos simples, sem carga de peso e que possibilitam os exercícios aeróbicos e de musculação menos complexos.
Geralmente, perto dos aparelhos, há as instruções de como executá-los. No entanto, o ideal é contar com um educador físico para orientar sobre como realizar as atividades corretamente e, assim, evitar lesões e demais acidentes.
Quais cuidados tomar nesse momento?
Para evitar lesões e outros tipos de problemas, é importante que o idoso tome alguns cuidados ao praticar exercícios físicos ao ar livre, por exemplo:
- consultar o médico antes de iniciar qualquer atividade física;
- iniciar devagar, aumentando a intensidade de forma gradual;
- fazer refeições leves antes das atividades;
- manter-se hidratado durante qualquer tipo de exercício;
- buscar se familiarizar com o local onde vai praticar as atividades para evitar acidentes;
- vestir roupa larga e confortável;
- utilizar um calçado adequado;
- realizar os alongamentos;
- evitar os horários de maior calor ou frio, dando atenção à qualidade do ar, especialmente se tiver problemas respiratórios;
- parar os exercícios imediatamente ao sentir sintomas como falta de ar, tontura, pressão no peito, náuseas, suores frios ou qualquer tipo de dor nas articulações;
- evitar a prática da atividade e buscar auxílio médico, ao identificar que a articulação se encontra sensível ao toque, vermelha e inchada e caso os sintomas persistam;
- caso se sinta doente, com febre, tosse, constipação nasal ou sintomas de gripe, adiar a realização dos exercícios até estar totalmente recuperado.
Agora que você já sabe quais são os melhores exercícios para fazer ao ar livre na terceira idade, o ideal é iniciá-los o quanto antes. Sendo assim, procure seu médico para verificar suas condições clínicas, além de contar com um bom profissional para orientar sobre a execução das atividades e, assim, conquistar uma melhor qualidade de vida.
Achou este conteúdo interessante? Então, deixe o seu comentário aqui e divida mais dicas conosco sobre o assunto!