A fibromialgia é uma síndrome, na qual a pessoa sente dores em diversas partes do corpo, em especial no tecido fibroso e no tecido muscular. As partes do corpo mais atingidas são os músculos, os tendões e as articulações. Muitas vezes a fibromialgia vem acompanhada de outros males, como a depressão e a ansiedade, motivadas pela dor e pela fadiga decorrentes da síndrome.
Além disso, esses distúrbios mentais são causados também pela carência de sono que os indivíduos que possuem essa doença enfrentam. Segundo artigo científico do ResearchGate, a falta de sono é efetivamente atesta nessas pessoas, não só sendo um efeito das dores crônicas provocadas pela fibromialgia, como também um impulsionador.
A faixa etária mais frequente em que a fibromialgia aparece é entre os 30 e os 60 anos, e aflige na maior parte das vezes às mulheres (70% a 90% dos casos).
Existem indicações de que o fator genético (hereditariedade) também contribui para seu aparecimento, sendo recorrentes entre membros da mesma família. Pessoas com esses com esse histórico costumam ter os tender points, que são sítios anatômicos específicos e dolorosos à palpação.
Seu tratamento é feito com o uso de analgésicos e outros medicamentos e, muitas vezes, envolve fisioterapia, preparo físico, técnicas de relaxamento e terapia cognitivo comportamental. Uma prática bastante comum, especialmente para pessoas da terceira idade que possuem fibromialgia, é a prática da hidroginástica.
Por ser uma atividade realizada na água, permite que os idosos se movimentem e relaxem os músculos, sem os perigos de outras atividades físicas, como lesões e torções.
Atualmente é possível se atingir ótimos níveis de controle dos seus sintomas, fazendo com que os pacientes mantenham suas capacidades funcionais, mas a fibromialgia ainda não possui uma cura definitiva na medicina, podendo ser classificada como uma doença crônica. Vale ressaltar que buscar o tratamento de um médico é sempre o mais recomendado, visando levar uma vida mais saudável e feliz.
E aí, gostou do conteúdo? Gostaria de saber mais, não só sobre doenças, como também corpo e saúde? Então acesse o blog de Marjan e confira!
Referências: