Você sabe qual a importância do sono para o organismo? No período do sono ocorrem uma série de processos pertinentes na manutenção do sistema imunológico, incluindo a produção de citocinas (proteínas que atuam contra agentes infecciosos) e anticorpos, capazes de combater vírus e bactérias.
Além disso, o sono atua na regulação do sistema nervoso central (SNC), que é o responsável pelo controle da frequência cardíaca, da pressão arterial, e também da respiração.
Continue lendo pois iremos te contar mais sobre a função do sono no organismo, além de quais são suas fases, ou seja, o sono não-REM e o sono REM. Confira!
Quais os benefícios do sono, e por que ele ocorre?
Não há um consenso exato na comunidade científica a respeito do porque os seres humanos dormem. No entanto, sua relevância é indiscutível para se levar uma vida próspera e saudável.
Como já dito anteriormente, o estado de dormência é uma ferramenta importante do corpo para realizar a conservação e o reparo do organismo. Mas, além disso, existem uma série de outros benefícios relacionados a esse comportamento, e é sobre isso que falaremos agora.
Bom funcionamento do cérebro
Milhares de informações são processadas por nossos cérebros todos os dias. Em um estudo realizado na Queen’s University (Canadá), chegou-se à conclusão de que uma única pessoa tem uma média de 6,2 mil pensamentos por dia.
O sono é justamente o responsável por ser o período onde a mente tem tempo e capacidade de alocar todos esses dados gerados por ela mesma, descartando o inútil e retendo o necessário.
Essa alocação de dados vem acompanhada de uma espécie de limpeza do cérebro, além de sua regeneração. Em última análise, o ato de dormir, do ponto de vista cerebral, nos torna mais inteligentes.
Diminuição da atividade muscular e metabólica
No período do adormecimento, toda a utilização dos músculos é consideravelmente reduzida, ficando parcialmente estática. Isso se chama atonia muscular, e tem como função impedir que a pessoa se mexa enquanto estiver sonhando.
Isso é particularmente pertinente para aqueles indivíduos que praticam algum esporte, ou treinam em academias, e estão em busca de hipertrofia muscular, pois é justamente nesse processo que boa parte do desenvolvimento dos tecidos ocorre.
Não só a atividade muscular é atenuada, como também a metabólica. O metabolismo é o conjunto de reações químicas que ocorrem no corpo para manter a vida, como a respiração celular e a digestão.
Durante o sono, o corpo diminui a intensidade dessas reações químicas, focalizando a maior parte do processo metabólico para reparação de tecidos, como já comentado. Apesar disso, é válido ressaltar que o metabolismo corporal diminui, mas não cessa.
Melhora da sociabilidade e da qualidade de vida
Você já se perguntou por que nos sentimos tão bem durante o dia, após ter tido uma boa noite de sono? Isso ocorre pela função reguladora que o ato de dormir desempenha no humor e nas emoções.
A dopamina, o cortisol e a serotonina são alguns dos hormônios e neurotransmissores produzidos nesse período, e são eles os responsáveis por proporcionarem um impacto tão positivo sobre o escopo emocional de uma pessoa.
Todo esse impacto nas emoções dos indivíduos propicia um maior entusiasmo em praticar atividades de caráter social, como sair, ir a parques, fazer coisas diferentes e conhecer novas pessoas.
A saúde mental é positivamente impactada através desses aspectos que, por lógica, foram fruto de uma noite de sono adequada.
As diferentes fases do sono
O sono divide-se em duas fases. A primeira, denominada de Sono não-REM, consiste em 4 estágios onde a atividade cerebral é reduzida. Já na segunda fase, o Sono REM, é justamente onde ocorrem os sonhos, devido ao aumento da atividade do cérebro. Essas fases, quando completas, caracterizam um ciclo, que dura cerca de 90 a 100 minutos. Um ser adulto costuma ter cerca de 4 a 5 ciclos, o que explica a média ideal de sono ser 8 horas.
A seguir, iremos especificar cada um dos estágios citados, além de nos aprofundarmos mais sobre o que é o sono REM.
Sono não-REM
Como já dito anteriormente, essa etapa do processo de dormência é caracterizada por uma menor atividade do corpo, tanto em termos mentais quanto metabólicos, e possui 4 estágios que somados duram cerca de 90 minutos, cada um com suas especificidades.
Estágio 1
Nessa etapa é onde ocorre a transição entre estar acordado e estar dormindo. A facilidade com que a pessoa passa por ela está muito relacionada com o cansaço que sente, a sensação de fadiga, e até mesmo o ambiente em que está.
Uma prática comum entre muitos indivíduos, para ajudar a induzir melhor o sono nesse estágio, é escutar sons relaxantes, como barulho de chuva, sons da natureza, ou até mesmo músicas de meditação. Alguns acabam optando por terapias do sono, que são práticas de combate à insônia e outros distúrbios do sono, como yoga, psicoterapia, entre outras atividades.
Estágio 2
Aqui, a pessoa já entrou em estado de dormência. Apesar disso, o estágio 2 é caracterizado por um sono mais leve, sendo facilmente interrompido por barulhos ou qualquer tipo de distúrbio. Nesse momento, a temperatura corporal é atenuada, além de ocorrer a diminuição da frequência cardíaca e respiratória.
Estágio 3
Inicia-se a fase do sono profundo. O sono profundo é caracterizado por gerar um estado de relaxamento profundo. O corpo fica menos sensível a estímulos externos, o que torna mais difícil fazer uma pessoa acordar durante essa fase.
Essas características fazem o sono profundo ser chamado muitas vezes de sono reparador, tendo em vista que possibilita a plena recuperação do corpo.
Estágio 4
Finalmente, o sono profundo é instaurado. Os órgãos e tecidos têm uma taxa de reparação maior nesse período, mas não é esse o único benefício. Uma série de hormônios do crescimento são liberados durante essa etapa, como o GH, a prolactina e a melatonina.
Isso significa que esse é um estágio importante para seres humanos de todas as idades, mas em especial, aqueles que estão em fase de crescimento.
Sono REM
O sono REM, sigla que significa Rapid Eye Movement, é caracterizado pela etapa do sono onde a atividade cerebral é tão intensa que se assemelha aos níveis de ativação que temos enquanto estamos acordados, e tem um tempo de duração de 10 minutos.
É durante esse período que os sonhos são mais vívidos e a fixação dos aprendizados ocorrem mais volumosamente, aprimorando a memória. Apesar disso, o estado de atonia muscular permanece, alterando-se apenas o ritmo respiratório, que pode ficar mais irregular.
Visando obter todos os benefícios que o estado de dormência pode causar e favorecer a higiene do sono, é importante entender as fases desse processo e qual a relevância de cada etapa. Apenas dessa maneira será possível usufruir de todos os benefícios que o sono pode proporcionar ao seu organismo.
Gostou do conteúdo? Para saber mais sobre temas como sono, saúde mental e alimentação, continue explorando o nosso blog e confira!