É possível que você tenha sentido mais insegurança, ansiedade, pessimismo, falta de esperança, receio e outros sentimentos ruins durante a pandemia da Covid-19. Sensações como essas foram bem frequentes devido ao medo do contágio e das sequelas da doença.
Entretanto, com o avanço da vacinação, agora o cenário é bem diferente do visto inicialmente. Ainda assim, é comum que muitas pessoas continuem com medo do futuro pós-pandemia. Isso porque foram quase dois anos precisando encarar o distanciamento físico e a paralisação de inúmeras atividades. O retorno do que conhecíamos como vida normal pode atormentar muitas pessoas.
Identificou-se com a situação? Pensando nisso, preparamos este post para falar sobre como lidar com a insegurança do futuro e a reabertura dos lugares na pandemia. Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!
Permaneça no presente
Apesar de todas as dificuldades e perdas, a pandemia da Covid-19 deixou alguns aprendizados. Entre eles, a importância de viver o presente e entender o momento atual. Afinal, não controlamos fatores externos.
Assim, deixe as expectativas de longo prazo um pouco de lado e foque nas de curto e médio prazo. Isto é, em vez de planejar a sua vida inteira para os próximos 12 meses, seja mais realista e foque no presente.
Afinal, o cenário atual é de regressão da doença, mas a pandemia ainda não foi declarada como finalizada. Então, para diminuir frustrações, seja realista e foque no presente ao tomar decisões. Isso é válido tanto para o planejamento de metas e objetivos como para a valorização de elementos importantes.
Isto é, as especialidades médicas ainda recomendam evitar aglomerações. Porém, já é possível visitar amigos e familiares, principalmente ao ar livre, com segurança. Para muitos, essa foi uma realidade distante durante a pandemia. Então, aproveite o momento presente para se manter próximo de quem você gosta.
Não tente controlar o que foge do seu controle
É possível que a impossibilidade de executar determinados planos durante a pandemia tenha mexido com você, e isso eleva as inseguranças para o futuro pós-pandemia. Situações como essas também deixam a lição de que não se pode tentar controlar o que foge do seu controle.
Então, é indispensável fazer a sua parte nesse contexto atual. Quer dizer, usar máscara, tomar a vacina, priorizar encontros em locais ao ar livre etc. O que não se pode é tentar controlar as variáveis externas, como a existência dessa doença e a crise econômica e humanitária instaurada.
Ou seja, tenha consciência do impacto das suas ações individuais da mesma maneira que elas também têm limitações. Isso é importante para controlar a ansiedade e a insegurança com o pós-pandemia.
Mantenha-se em contato com amigos e familiares
Apesar das situações turbulentas da pandemia e até das que porventura podem surgir, são nossos laços sociais que ajudam no fortalecimento da mente. Afinal, seus amigos e familiares também têm inseguranças. Compartilhá-las contribui para entender que essa sensação pode ser normal e que você não está sozinho.
Além disso, esses laços sociais também ajudam a distrair nossa mente da insegurança e a investir em outras atividades. É o caso de idas ao cinema, conversas por telefone ou presenciais, caminhadas no parque e demais programas que sejam do seu interesse.
Ainda, considere que seus contatos também ajudam a passar segurança. Isto é, ao pensar no medo do futuro pós-pandemia, pode se tornar menos difícil encarar tudo isso ao lembrar que você não estará sozinho.
Equilibre momentos de lazer e trabalho
Você pode até distrair a sua mente durante o trabalho, mas é preciso reconhecer que focar demais nisso não é saudável. Então, é recomendado equilibrar a sua vida profissional com os momentos de lazer, para ajudar a ter pensamentos mais positivos sobre a vida.
Lembre-se de que o momento atual é de incertezas, e o futuro pós-pandemia não tende a ser muito diferente disso. Logo, faça com que você sinta que pode aproveitar bem esse período e realize suas atividades preferidas. Elas podem ser cozinhar, ler, assistir a filmes e séries, sair com os amigos, passear com o seu cachorro etc.
Da mesma maneira, também é importante manter outros hábitos saudáveis para conseguir ter disposição para trabalhar e ter lazer. Assim, pratique exercícios físicos regularmente, tenha um sono de qualidade, mantenha uma dieta balanceada e evite o estresse. Autocuidados como esses contribuem para controlar a insegurança.
Procure fontes confiáveis para se informar
Especialmente durante crises, como a pandemia, é indispensável procurar fontes confiáveis para saber quais medidas tomar a fim de garantir a sua segurança e a das pessoas ao seu redor. Por exemplo, diferentemente do que alguns veículos e personalidades afirmam sem embasamento científico, as vacinas são seguras e eficazes contra o coronavírus.
Inclusive, é graças a elas que o momento atual está controlado e muito diferente de cenários anteriores, quando a vacina ainda não estava disponível ou era pouco acessível. Ter informações seguras como essas ajudam a acreditar que a pandemia pode ser ainda mais controlada.
Além da vacina, informações de credibilidade asseguram os efeitos positivos do uso da máscara e do distanciamento social para conter o problema. Então, a partir do momento que especialistas no assunto afirmarem que já é seguro sair e reabrir determinados lugares, acredite nisso.
Sinta as emoções
Apesar das dicas mencionadas anteriormente para controlar a sua insegurança, não encare isso como uma recomendação para você reprimir suas emoções. Pelo contrário, é fundamental sentir cada uma delas e respeitar os seus próprios sentimentos. Afinal, isso faz parte da vida e não se pode evitar. O máximo que pode ser feito é aprender como gerenciar aquilo que você sente.
Então, conseguiu entender como é possível lidar com a insegurança do futuro pós-pandemia? Não se pode controlar tudo e afastar completamente toda a sensação de medo, mas existem maneiras de lidar com tudo isso e ter uma vivência mais sadia. Portanto, não deixe de seguir as dicas que foram apresentadas aqui.
O nosso post foi útil para controlar a sua insegurança com o futuro pós-pandemia? Se sim, compartilhe este texto em suas redes sociais e ajude outras pessoas!