O método Feldenkrais é uma terapia desenvolvida pelo médico e engenheiro mecânico Moshé Feldenkrais (1904-1984). Ela busca a melhora dos movimentos do corpo através de uma maior consciência psico-somática. Seus exercícios procuram melhorar a conexão entre o córtex motor e o restante do corpo, facilitando os movimentos e aumentando o entendimento de como suas partes interagem com o meio ambiente.
Em suas sessões, os praticantes reaprendem alguns movimentos tidos como básicos, buscando formas mais eficientes de como fazê-los, através de repetições suaves e gentis. Algumas vezes, as formas habituais de como esses movimentos são feitos (tensos ou desalinhados) podem contribuir para dores ou lesões crônicas, e daí a importância dos exercícios.
No dia-a-dia, os praticantes aprendem a usar músculos diferentes para atividades leves ou pesadas, de maior ou menor amplitude, resultando em menos dores e fadigas antes frequentes. Um de seus principais objetivos do método Feldenkrais é reorganizar sua consciência corporal, para aprender novas maneiras de fazer as mesmas coisas, sem dor.