O Enem 2018 será realizado nos dias 4 e 11 de novembro em todos os estados do Brasil. E, com a proximidade da prova, é comum que os estudantes já se sintam ansiosos, estejam eles preparados ou não.
É importante lembrar que a ansiedade não ajuda em nada no caso de avaliações, muito pelo contrário, ela pode ser responsável por amnesias, mal estar e por consequência, provocar o mal rendimento e a frustração.
Para lidar com a ansiedade, é necessário acima de tudo, que o estudante se sinta preparado para os desafios da prova, e para isso, o estudo não pode ser deixado para ultima hora.
A insônia também provoca diversas consequências negativas. Além dos prejuízos para a saúde, a insônia provoca um intenso mal estar causado pela constante sensação de cansaço, já que o corpo e a mente não descansam de forma adequada durante a noite.
Esse cansaço é responsável por gerar uma queda no rendimento do trabalho, estudos ou em qualquer atividade que exija concentração durante o dia. A estafa causa danos na memória, portanto, boas noites de sono são imprescindíveis e indispensáveis para manter o equilíbrio do corpo e da mente.
Dar um tempo nas redes sociais e tecnologia também pode ajudar, já que eles colaboram para o agravamento da insônia e da falta de tempo. As pessoas passam horas “plugadas”, recebendo uma grande quantidade de informações, e muitas vezes isso ocorre já na cama, minutos antes de pegar no sono, fazendo com que o individuo fique altamente desperto e sofra com a enxurrada de informações que recebe.
De um modo geral, os jovens levam uma vida corrida, de estudos, compromissos sociais, quando não se dividem em uma jornada dupla de trabalho e estudo. E, além disso, quando deveriam descansar, cumprem uma agenda social agitada e somente “apagam” por exaustão, em horários desregrados. Portanto, o segredo para o bom rendimento na hora da prova é o equilíbrio!