Quem sofre com crises de ansiedade experimenta sensações ruins e incontroláveis que vêm com sintomas físicos e psicológicos. Uma crise de ansiedade é desencadeada por inúmeras razões, e isso é muito pessoal. Por isso, é de grande valia ter as próprias técnicas de relaxamento. Com algumas ações simples é possível se acalmar e retomar o controle, até que o mal-estar vá embora.
Tome consciência da situação e entender que o que está se passando se trata de um ataque de pânico: um mal-estar assustador, mas temporário, que apesar do medo incontrolável, não traz ameaça à vida.
Entenda os sintomas como taquicardia, sensação de sufocamento, pensamentos negativos, dificuldade na respiração, enjoo, sudorese, dor abdominal são alguns dos sintomas de um ataque de pânico e reconhecê-los é o primeiro passo para amenizá-los.
Respire fundo e calmamente para que o coração volte ao ritmo cardíaco normal, minimizando a sensação de mal-estar.
Controle a mente para que a mente não seja inundada por pensamentos negativos que só agravam a situação. Tente mentalizar coisas calmas e relaxantes e ocupe a mente com elementos que tragam prazer e sensação de bem-estar.
Tratamento médico é essencial para ajudar a conter crises de ansiedade Ele vai agir na raiz do problema e prevenindo novos ataques, para isso o tratamento é individualizado e pode ser indicado o uso de medicamentos. Ainda assim, alguns tranquilizantes feitos a partir substâncias naturais, como a passiflora, não possuem contra indicação e podem ser utilizados para devolver a sensação de bem-estar durante uma crise.