Todas as pessoas buscam ter boa saúde, afinal, estar doente é algo que não permite aos indivíduos, em geral, fazerem determinadas atividades por algum período. Não basta apenas fazer exercícios diariamente e ter uma rotina regrada. A alimentação é parte igualmente fundamental para o bem-estar.
Nos supermercados, há uma gama enorme de produtos alimentícios que vão desde os produtos mais baratos até os mais caros. Alguns deles são processados, e outros são alimentos in natura. Se você está se perguntando o que são esses alimentos, fique tranquilo que abordaremos sobre o assunto neste post!
Deseja saber mais sobre os alimentos in natura e como eles podem ajudar na melhora da saúde? Então, continue a leitura.
O que são alimentos in natura?
Os alimentos in natura nada mais são do que aqueles obtidos a partir de animais ou vegetais. Eles são adquiridos em sua forma natural para consumo sem terem sofrido algum processamento.
Vale salientar que são aqueles que permanecem em seu estado natural, ou seja, assim como foram retirados da natureza, sem qualquer intervenção que mude a sua essência ou forma.
Esse tipo de alimento está sendo fortemente indicado por nutricionistas, psicólogos, pediatras e clínicos gerais. Entre seus benefícios, podemos citar a melhoria na qualidade de vida das pessoas.
O que é extremamente interessante é que esse tipo de item geralmente possui uma embalagem especial, a casca. Os alimentos estão envoltos por ela, a qual possui as mais variadas cores. Sem contar que todos podem escolher o alimento que mais agradar.
As texturas, os sabores e os aromas são peculiares, podendo ser azedos, doces ou amargos, para aqueles que gostam de comer uma salada bem temperada e com um gosto mais acentuado. Com tantas opções, pode-se dizer que todos que desejam garantir a saúde, tanto do corpo quanto mental, devem consumir produtos in natura.
Quais são seus benefícios?
Comer alimentos que acabaram de ser colhidos é muito benéfico para a saúde do consumidor. Entre as maiores vantagens, podemos citar:
- melhor absorção dos nutrientes;
- vitaminas necessárias;
- fonte de fibras;
- ricos em sais minerais;
- melhor funcionamento do intestino;
- mais energia para os afazeres diários;
- melhora do humor;
- melhor fluxo de sangue no cérebro.
Mas, ainda que existam benefícios incontáveis, a realidade é que, nos mercados, os alimentos processados têm ganhado maior destaque. Isso devido à facilidade de consumo.
No entanto, pode-se dizer que a dieta baseada em alimentos processados pode oferecer malefícios à saúde das pessoas, sejam elas crianças, jovens ou adultos. Além de poder conter muito açúcar em sua composição, esses produtos são os maiores responsáveis por causar doenças como:
- diabetes;
- obesidade;
- câncer;
- pressão alta.
Todas essas doenças, quando se desenvolvem desenfreadamente, são consideradas graves. Sendo assim, trocar os produtos industrializados por alimentos saudáveis e que não foram processados é uma atitude inteligente e importante.
Porém, não é somente quem come que se beneficia. Os agricultores conseguem lucrar mais, quando existe maior demanda pelos itens que produzem em sua lavoura. E muitas empresas estão em busca desses itens, o que faz com que eles consigam ganhar mais e se animem a produzir mais frutos, verduras e outros itens.
Para que seja uma plantação que ofereça alimentos de qualidade, o agricultor precisa investir em ferramentas ecológicas e usar a menor quantidade possível de produtos químicos para manter a lavoura saudável e livre de pragas. Assim, todos poderão usufruir dos benefícios desse tipo de alimento.
Por que investir em alimentos in natura?
Para que os alimentos processados sejam conservados por mais tempo, eles recebem uma grande quantidade de sal, vinagre, óleo, açúcar, entre outros conservantes. Desse modo, a pessoa acaba ingerindo muito sal ou muito açúcar, o que desestabiliza o bom funcionamento do organismo
Salgadinhos, bolachas recheadas e fast foods são deliciosos, mas podem alterar significativamente a dieta alimentar. Vale salientar que esses alimentos possuem poucos nutrientes e são ricos em gorduras ruins, o que faz mal a qualquer organismo. Por conta disso, devem ser ingeridos em baixa quantidade, ou até ser evitados no dia a dia.
Como inserí-los em sua rotina alimentar?
É importante lembrar que, embora existam alimentos in natura minimamente processados, eles não fazem parte do grupo que não possui nenhuma alteração. Entre os principais alimentos dessa categoria, podemos citar:
- leite;
- grãos de todos os tipos;
- carne fresca;
- legumes;
- saladas;
- frutas;
- raízes;
- café;
- chá de todos os tipos;
- nozes.
Ao serem colhidos, os alimentos são limpos e posteriormente distribuídos. Inseri-los em uma rotina alimentar parece ser fácil, mas, para aqueles que estão habituados aos alimentos mais industrializados, pode ser um pouco mais trabalhoso.
A mudança de hábitos é primordial. Por isso, quando for pegar uma bolacha ou um biscoito para comer, pela praticidade, a pessoa pode pensar que também é simples comer uma banana. Basta descascá-la.
Para aqueles que trabalham o dia todo, a dica é cortar as frutas e levar ao trabalho para consumi-las como lanches rápidos. Se possível, o recomendado é sempre ter salada nas refeições do meio-dia.
Todos os alimentos naturais possuem as suas qualidades e fazem bem para a saúde em geral. Por esse motivo, eles devem ser a base da alimentação, para que se tenha uma vida longa e plena.
Pode-se dizer que, nos supermercados, esses alimentos geralmente estão nas prateleiras do setor de feira. Na maioria dos casos, são pesados quando a pessoa está passando as suas compras no caixa. Isso facilita a aquisição, já que não é preciso pegar fila para a pesagem deles.
Então, se você está em busca de uma boa saúde, saiba que os alimentos in natura são os mais indicados. Com eles, há menos necessidade de visitas ao médico, já que o organismo funcionará corretamente.
Lembre-se de comer menos quantidade de fast foods, como bolachas recheadas e batatinhas fritas, invista o seu tempo e dinheiro em alimentos saudáveis. Você também pode recorrer a uma suplementação alimentar, desde que conte com orientação médica.
Gostou do nosso post sobre os alimentos in natura? Conhece alguém que deseja ter hábitos mais saudáveis? Compartilhe o nosso post em seu Facebook e Instagram e ajude os seus amigos a terem acesso a este conteúdo!