Você sabe qual é o papel do colágeno na prática de exercícios físicos? Essa proteína é útil para promover mais resistência e elasticidade na pele. Esses benefícios ajudam a evitar lesões e dores musculares durante a prática esportiva. Ainda, eles contribuem para a movimentação do corpo.
O colágeno é produzido naturalmente no organismo. Entretanto, com o avançar da idade, é natural que essa proteína se torne mais escassa. Além disso, a alimentação inadequada e o surgimento de doenças graves também se relacionam com a carência do colágeno.
Então, quer entender mais sobre o papel do colágeno, especialmente na prática de exercícios físicos? Continue conosco e saiba mais!
O que é o colágeno?
Conforme mencionado, o colágeno é uma proteína produzida pelo corpo e que ajuda na elasticidade e firmeza da pele, cabelos e unhas. Ela também contribui para a sustentação de tecidos do corpo, como articulações, ossos, tendões e músculos.
É como se essa proteína funcionasse como uma espécie de ‘’cola’’, como o próprio nome sugere, sendo essencial para a junção e a coesão de tecidos e órgãos. Diante dessa relevância, existem outras maneiras de absorver o colágeno. É o caso de suplementos e alimentos.
Para que serve o colágeno?
Você já percebeu que o colágeno é fundamental para que as pessoas tenham uma melhor qualidade de vida e até consigam praticar atividades físicas sem grandes riscos. Entenda mais sobre isso a seguir!
Auxilia na prática de atividades físicas
Isso ocorre porque, durante as atividades físicas, o corpo precisa de muita movimentação e flexibilidade. Ainda, considere que alguns exercícios sobrecarregam regiões do corpo. Por exemplo, a corrida exige uma maior sustentação do joelho, já o balé exige bastante da lombar.
Como visto, o colágeno ajuda na sustentação e no fortalecimento de algumas áreas do corpo. Então, ele auxilia na proteção durante a prática esportiva e na recuperação, caso haja algum problema.
Diante disso, a carência dessa proteína torna o indivíduo mais suscetível a ter lesões e dores durante a realização de atividades físicas, que podem ser leves, moderadas ou intensas. Na verdade, até simples caminhadas tendem a ser um desafio para quem lida com a carência do colágeno.
Previne o envelhecimento precoce
O colágeno também é muito conhecido quando se trata dos seus benefícios estéticos. Isso porque a proteína, ao manter a firmeza e resistência da pele, ajuda a reduzir rugas, linhas de expressão e flacidez.
Como o colágeno desenvolvido pelo organismo sofre uma diminuição com o avançar da idade, é comum que pessoas mais velhas apresentem essas características. Inclusive, elas se tornam mais visíveis em pessoas sedentárias, já que os exercícios físicos contribuem para endurecer os músculos e tonificar a pele.
Qual o papel do colágeno na prática de exercícios físicos?
Ao longo da leitura, foi possível notar que essa proteína tem como um dos principais benefícios, o de ser uma aliada das atividades físicas. Os motivos para isso são inúmeros. Entenda mais sobre eles!
Alívio de dores nas articulações
As dores são comuns na prática esportiva. Porém, de acordo com a frequência e a intensidade, sinalizam que existe um problema maior e podem comprometer a realização das demandas diárias. Para evitar situações como essas, o colágeno funciona como uma espécie de camada protetora das articulações, o que alivia as dores tanto em momentos de repouso quanto de movimentação.
Alguns desses benefícios foram relatados em um estudo disponibilizado pela NCBI (National Center for Biotechnology Information). Afinal, imagine o quão incômodo seria sentir dores nas articulações sempre que precisar dobrar os joelhos para subir escadas, por exemplo. Inclusive, situações como essas favorecem o aparecimento de doenças degenerativas, como a osteoartrite.
Aumento da densidade óssea
Como visto no início do artigo, parte da formação dos ossos envolve o colágeno, que faz parte de aproximadamente 30% das proteínas no organismo. Assim, a carência do colágeno diminui a densidade mineral óssea, o que enfraquece a região, e eleva o risco de quedas e fraturas.
É principalmente por esse motivo que as quedas e fraturas ósseas são mais comuns com o avançar da idade, quando, além de outros motivos, também o ocorre a diminuição do colágeno produzido. Dessa maneira, esse grupo também se torna mais propenso ao desenvolvimento de doenças, como a osteoporose.
Ganho de força
A prática esportiva exige força nas articulações para realizar agachamentos, correr, andar, levantar peso, subir escadas etc. Do mesmo modo, no dia a dia, muitas vezes também é necessário realizar algumas atividades similares, mesmo que mais leves. Você já se perguntou como o seu corpo consegue fazer isso sem se prejudicar?
Parte da resposta envolve o papel do colágeno, que protege as articulações, músculos, ossos e tendões. Logo, é possível repetir as séries das atividades físicas frequentemente e até aumentar a intensidade para ganhar força. Se esses os cuidados forem seguidos adequadamente, as chances do surgimento de lesões e dores são pequenas.
Redução de gordura
O excesso de gordura pode prejudicar a qualidade de vida dos indivíduos. Por essa razão, é comum que a queima de calorias faça parte do objetivo de muitos ao praticar exercícios físicos. Nesse sentido, saiba que o colágeno é mais um aliado.
Isso porque a proteína ajuda a aumentar a sensação de saciedade. Isso adia a fome e facilita o cumprimento adequado de uma dieta equilibrada. Consequentemente, o consumo calórico tende a ser menor, influenciando na disposição do indivíduo em praticar exercícios físicos. Isso também influencia a disposição do indivíduo para praticar exercícios físicos.
No entanto, apesar dos benefícios citados, não se pode considerar que o colágeno é uma proteína com potencial emagrecedor.
De qualquer maneira, o papel do colágeno na prática de atividades físicas ficou nítido. Para aproveitar tais benefícios e potencializar os efeitos, aposte em alimentos que contêm a proteína. É o caso de carnes, frangos, peixe, frutas cítricas e muito mais. Além disso, existem suplementos alimentares com essa substância que são facilmente absorvidos pelo corpo.
Quer saber mais sobre esses suplementos? Em nosso site, você confere o Colaten e o Colaten HA, bem como as vantagens de cada um deles!