Você sabe qual o melhor fitoterápico para ansiedade? Com o aumento do número de pessoas que passam por esse problema, a busca por medicamentos naturais tem se tornando uma opção interessante.
Isso porque os fitoterápicos têm como base de seu princípio ativo alguma planta, diferentemente dos sintéticos e controlados, que apresentam alguma substância química em sua composição. Sendo assim, apresentam poucos efeitos colaterais, além de passarem por vários testes científicos para aprovarem sua segurança e eficácia.
Quer saber um pouco mais sobre como um fitoterápico pode ser usado nos quadros de ansiedade? Então, continue a sua leitura!
Quais são os benefícios dos fitoterápicos?
O uso de fitoterápicos para ansiedade pode proporcionar uma série de vantagens. Acompanhe!
Menos efeitos colaterais
Por se tratar de um produto natural, que não contêm substâncias químicas em sua fabricação, apresenta menos efeitos colaterais. No entanto, é importante contar com a indicação médica, levando em conta que o especialista vai descartar qualquer tipo de alergia derivada de sua utilização.
É importante ter em mente que o organismo de cada pessoa é de um jeito, e o que pode fazer bem para uma pode não ter o mesmo efeito para a outra.
Não conta com substâncias químicas
A procura por uma solução natural tem como finalidade aliviar doenças ou problemas leves de uma forma pontual. Nesse contexto, a automedicação e o uso em excesso de medicamentos não é uma alternativa indicada. Por esse motivo, a fitoterapia pode ser uma boa opção, desde que isso seja realizado sob orientação médica.
Formas variadas de ingestão
Os medicamentos fitoterápicos podem ser ingeridos em cápsulas ou comprimidos. Contudo, também podem ser usados em forma de óleos essenciais ou loções. De qualquer maneira, a opinião de um especialista é muito importante na escolha do tipo mais eficaz.
Entre outras vantagens propiciadas pelo uso dos fitoterápicos, estão:
- tratamento individualizado;
- preço acessível;
- matéria-prima pode ser adquirida de forma simples;
- não gera dependência.
Como escolher o mais adequado?
Não tem como dizer de forma específica qual o melhor fitoterápico para ansiedade, já que estudos científicos garantem a eficácia e a segurança de várias plantas no tratamento dessa condição. Então, considerando que existem diversas opções, a escolha do melhor fitoterápico deve ser realizada pelo médico responsável pelo tratamento.
Quais o melhor fitoterápico para ansiedade?
Como foi dito, existem muitas plantas com potencial ação calmante, por exemplo, a camomila e o maracujá. Porém, nem todo vegetal pode ser usado como fitoterápico. Sendo assim, os fitoterápicos mais usados para os quadros de ansiedade tem a base de:
- valeriana;
- passiflora;
- kava-kava;
- gingko biloba;
- rhodiola rósea.
O que fazer para evitar a ansiedade?
Com algumas práticas e a mudança de hábitos simples, é possível combater a ocorrência dos quadros de ansiedade ou, no mínimo, reduzi-los. A seguir, confira as dicas que preparamos.
Realize um planejamento da rotina
Faça um cronograma do seu horário destinado ao trabalho, refeições, pausa para descanso, momentos de lazer, entre outras atividades. Esse cuidado é importante para que você consiga organizar a sua mente no decorrer do dia.
A rotina é necessária para que o cérebro se adapte com as tarefas realizadas em momentos específicos. Assistir a um bom filme, ler alguns livros, fazer artesanatos, por exemplo, são ótimas formas de acalmar a mente.
Pratique atividades físicas
A realização de, no mínimo, 30 minutos de exercícios físicos, por algumas vezes na semana, pode ser uma alternativa interessante. Além de ajudar a combater transtornos, contribui para a qualidade do sono, melhora da autoestima, foco, concentração etc.
No geral, é uma aliada para aliviar a tensão, a ansiedade e o estresse. Como existem muitas opções, você pode ver o que mais se adapta com a sua vontade, por exemplo, musculação, corrida, bicicleta, natação, crossfit, caminhada, entre outras.
Utilize técnicas de respiração
A aplicação das técnicas de respiração por, no mínimo, 10 minutos por dia, independentemente se estiver ou não passando por crises de ansiedade, ajuda a manter a oxigenação do sangue, do cérebro, bem como controlar os batimentos cardíacos. Além disso, contribui para o equilíbrio do corpo e da mente.
Tenha uma boa alimentação
Manter uma alimentação balanceada e saudável é outra dica importante. Alimentos ricos em fibras, magnésio e ômega-3, por exemplo, ajudam na produção de serotonina, que também é conhecido como o hormônio da felicidade. Assim, promove a sensação de relaxamento e combate à ansiedade.
Entre os alimentos que devem ser evitados, pois podem piorar a condição, estão os ricos açúcares, cafeína, gorduras ruins, farinha e bebidas alcoólicas.
Mantenha um sono de qualidade
Manter boas noites de sono é igualmente fundamental para quem está em busca do controle da ansiedade. Tente preservar ao máximo os horários de dormir e acordar, para que os hormônios reguladores do sono, como o cortisol, não sofram alterações.
Filtre as informações recebidas e compartilhadas
O alto volume de informações recebidas, especialmente, as negativas, pode ocasionar muito pânico e angústia. Então, reserve um tempo do dia para se informar a respeito do que está ocorrendo.
Esse conselho é válido tanto para os noticiários da TV quanto para as redes sociais, como Instagram, Facebook, Twitter, entre outras. Outro ponto é não acreditar em tudo que lê, considerando que existem muitas notícias falsas por aí.
Da mesma maneira, não compartilhe tudo, evitando causar essas mesmas sensações para outras pessoas. Procure sempre checar informações em meios de comunicação tradicionais e com credibilidade antes.
Faça terapia
Caso não saiba lidar com as crises de ansiedade e sinta que precisa da ajuda de um profissional nesse processo, não espere mais tempo para agendar uma sessão com um psicólogo.
As orientações desse especialista podem contribuir muito no combate à ansiedade, mas caso os sintomas sejam mais graves e o nível do quadro esteja mais elevado, o auxílio médico é o mais indicado para o momento.
Conseguiu entender qual o melhor fitoterápico para ansiedade? Apesar dos seus benefícios, tenha em mente que a administração de qualquer fármaco deve ser recomendada por um médico. Dessa forma, é possível evitar problemas que vão influenciar diretamente o sucesso do tratamento.
Gostou deste artigo? Então, aproveite a sua visita no blog para conhecer mais sobre os benefícios da passiflora!