Rizartrose, ou artrose metacárpica, é a artrose que aflige a região da base do polegar. Devido à ampla variedade de movimentos que essa articulação permite (rotacionando em todas as direções, e também com o movimento bastante comum de “pinça”), ela acaba sendo propensa ao desgaste e degeneração.
Em situações normais, as cartilagens recobrem os ossos na articulação, permitindo que os movimentos sejam feitos de forma suave e sem dor. Quando as cartilagens se desgastam, é possível que os ossos tenham contato direto durante esses movimentos (osteoartrose), o que causa dor e até mesmo deformações ósseas.
As causas da rizartrose podem ser distintas. Ela pode surgir devido a razões intrínsecas, como genética ou constitucionais (comumente associadas a frouxidão ou hipermobilidade ligamentar). Ela pode também se desenvolver em pessoas que sofreram traumas ou demandaram da região com movimentos repetitivos ou em sobrecarga por períodos prolongados. A rizartroze aparece com mais frequência em mulheres a partir 40-45 anos e pós-menopausa.
A rizartrose tem tratamento e cura, em alguns casos através de cirurgias, com períodos de recuperação que variam entre 3 e 6 meses.