Se você gosta de alternar exercícios ao ar livre com atividades indoor, ou seja, em espaços fechados, o spinning pode ser um aeróbico bem interessante para o condicionamento físico, inclusive por ser muito animado.
Para quem gosta de bicicleta, mas não tem lugar para praticar, o spinning é uma forma de pedalar com regularidade. Mas também pode agradar até quem nunca aprendeu a usar uma bike.
Então, quer saber se ele é o exercício ideal para você e seus objetivos? Neste conteúdo, explicamos como ele funciona, quais são seus benefícios e quem pode praticar.
O que é spinning?
Spinning é uma modalidade de atividade física aeróbica, também conhecida como ciclismo indoor, ou seja, pedalar em um ambiente fechado. Isso porque ela acontece em salas de academias, e a bicicleta utilizada é estática, ou seja, o praticante não sai do lugar.
Além disso, a bicicleta tem ajustes para adequar ao perfil do aluno, marchas para tornar a pedalada mais leve ou mais intensa, além de posições e ritmos orientados pelo professor e acompanhados de músicas e luzes que tornam o ambiente mais engajador para a prática da atividade.
Como funciona o spinning?
Pedalar é uma atividade aeróbica que estimula diversas partes do corpo, como a região abdominal, pernas e braços. Mas, no spinning, a atividade é orientada por um professor especializado que vai alternar ritmo e posições em cima da bike para potencializar os efeitos.
Para isso, é comum que o instrutor use músicas em sintonia com o tipo de esforço que será realizado. Com uma marcha mais pesada, por exemplo, a música pode ser mais intensa e engajadora. Já no caso da marcha mais leve, que vai servir tanto para aumentar a quantidade de giros quanto para fazer um relaxamento após esforço mais intenso, a música pode ser mais suave e menos ritmada.
Quais são os principais movimentos do spinning?
Os movimentos do spinning estão relacionados à posição do praticante. Ao pedalar sentado ou em pé, o grupo muscular será estimulado de forma diferente. A pegada no guidão, que tem três variações, muda os movimentos, as intensidades da marcha também são alteradas, o que torna as possibilidades de esforço ainda mais diversificadas.
Em algumas academias, as salas para aula de spinning, que são normalmente praticadas de forma coletiva, são preparadas com luzes coloridas e telões que simulam o circuito realizado. Assim, tanto música como exercícios e imagens são coordenados, aumentando a qualidade da experiência da atividade.
Em alguns casos, também é possível praticar o spinning de casa. Nesse caso, o praticante aluga a bicicleta e assina um plano de aulas, no qual é possível acompanhar pela televisão ou pelo dispositivo móvel. Ou seja, as orientações e músicas são transmitidas pela plataforma ou pelo site que oferece as aulas.
Quais são os benefícios do spinning?
Percebe que o spinning pode ser praticado de várias formas? Mas quais são seus benefícios? Para quem gosta de pedalar, mas não tem muito tempo ou está sem equipamento, o spinning é uma ótima escolha. Seus benefícios não ficam apenas na facilidade de praticá-lo. Veja alguns deles!
É um exercício de baixo impacto
Dentre as atividades aeróbicas, o spinning é um dos que têm menor impacto, ou seja, a pressão nos joelhos e nas articulações é bem menor. Com isso, o risco de lesões e dores é reduzido.
Isso é benéfico tanto para quem já tem histórico médico de problemas nas articulações, como para quem vai começar a praticar atividades, exigindo menos do corpo.
Ajuda a aliviar o estresse
O spinning é uma atividade intensa, que, quando praticada, ajuda a liberar endorfina, que é a responsável pela sensação de prazer, e no relaxamento muscular, muito comum após o exercício. A soma dessas sensações ajuda a aliviar o estresse.
Além disso, o papel do instrutor de spinning também é motivar os praticantes. Ele mantém o grupo animado durante a aula, com músicas vibrantes, comandos engajados e divertidos. Isso cria um ambiente gostoso e de integração. As turmas regulares costumam acompanhar os professores na animação, inclusive.
Não exige compra de equipamentos caros
Não é preciso fazer grandes investimentos para praticar spinning. Apenas roupas apropriadas, tênis confortáveis e uma garrafa para hidratação já são suficientes.
Alguns alunos de academias também costumam usar toalhas para secar o suor e um banco acolchoado para minimizar o impacto durante as trocas de posição para pedalar em pé ou sentado que, dependendo do nível de dificuldade, podem ser realizadas de forma alternada e ritmada.
Pode ser ajustada pelo aluno
Mesmo com um mesmo programa e rotinas orientadas pelo professor, cada aluno pode ajustar a carga do esforço conforme sua desenvoltura com o spinning e a sua disposição.
Ou seja, uma pessoa iniciante e um praticante regular de spinning podem fazer a mesma aula. Enquanto um consegue usar mais peso, fazer todas as posições propostas ou pedalar mais rápido, o outro mantém um ritmo mais leve até dominar a prática e adquirir mais condicionamento.
Auxilia no emagrecimento e condicionamento físico
Por ser uma atividade aeróbica, ajuda no processo de emagrecimento. Também é recomendada para tonificar o corpo, especialmente as pernas, os glúteos e a região lombar, nos quais as variações de pedalada vão exigir mais do corpo.
Dessa forma, pode ser considerada uma atividade completa, dando condicionamento respiratório, estímulo muscular, queima de calorias e mais, em uma mesma sessão.
Quem pode praticar spinning?
Um praticante regular de spinning perde, em média, 600 calorias. Todavia, para ganhar esse ritmo ou até intensificá-lo, é preciso combinar com outras atividades físicas e boa alimentação. Porém, o spinning pode ser praticado por todas as idades, para quem precisa perder peso ou para complementar outros esportes.
Além disso, como a bicicleta é completamente ajustável ao tamanho do aluno de spinning, isso aumenta a inclusão de diferentes praticantes.
Todavia, é recomendado fazer uma avaliação médica para atestar a aptidão para o início das atividades no spinning, assim como outras modalidades da academia ou de prática ao ar livre.
A prática do spinning é muito dinâmica, fácil de encaixar no cotidiano e traz muitos benefícios para a saúde. Por esses motivos, o número de praticantes tem aumentado cada vez mais. Também é possível conciliá-la com outros exercícios rápidos e fáceis. Veja algumas atividades que podem ser realizadas em casa.