Você sabe quais são os tipos de contusão existentes? Entender sobre o assunto é importante, tendo em vista tratar-se de uma das lesões mais comuns, provocada pelo rompimento dos vasos sanguíneos, quando ocorre o escape de sangue. Nesse caso, o problema pode levar ao surgimento de vermelhidão, inchaço, dores, marcas roxas e demais sintomas.
Sendo assim, é necessário que você entenda o que caracteriza uma lesão, seus tipos, tratamentos, como evitá-la e demais informações relevantes. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo. Confira!
O que é contusão?
A contusão se trata de uma espécie de sangramento sob a pele. Na maioria dos casos, é caracterizada por vermelhidão ou roxidão, que pode ser consequência de quedas, golpes, entre outros.
Esse aspecto vermelho ou roxo da região afetada deve-se ao fato de que, na pancada, ocorre o rompimento de vasos sanguíneos, conhecidos como capilares, o que ocasiona um sangramento na área lesionada.
É uma lesão de impacto, comum em atletas das mais variadas modalidades, como vôlei, futebol, basquete, mesmo os amadores, que só jogam de vez em quando e de maneira recreativa.
Quais são os sintomas da contusão?
A contusão pode gerar uma série de sintomas que podem ser sentidos logo depois do trauma, sendo os principais:
- inchaço;
- vermelhidão;
- dor no local;
- rigidez;
- hematoma;
- redução da força e da mobilidade articular;
- dificuldade para mexer o membro afetado.
Apesar de os sinais e sintomas de contusão durarem poucos dias, existe um risco maior de complicações no caso de haver um novo trauma direto na mesma região.
Quais são as causas?
As causas mais comuns das contusões são os traumas e as batidas fortes em alguma região do corpo. Os locais mais afetados são aqueles em que o osso está em contato próximo com a pele, como cotovelos, joelhos e tornozelos.
Nesse cenário, destacam-se as lesões esportivas, quedas de grandes alturas, acidentes com veículos e demais. Alguns quadros médicos também podem provocar contusões, já que os ossos são afetados por uma enfermidade de base, o que os tornam mais suscetíveis a sofrer lesões.
Quais os tipos de contusão existentes?
Em relação aos tipos de contusão, existem três tipos: subcutânea, muscular e periosteal. Um hematoma subcutâneo se desenvolve logo abaixo da superfície da pele. Esse modelo de lesão pode ser provocado por uma queda, pelo impacto de um objeto ou colisão com alguma coisa. É um dos que mais rápido desaparecem, contudo, pode ficar visível por até duas semanas.
Existem casos em que os hematomas podem penetrar de forma mais profunda no corpo e atingir os músculos. Assim, uma contusão muscular pode ser dividida em intramuscular e intermuscular.
Os hematomas intramusculares apresentam menores chances de causar hematomas visíveis, pois englobam somente rompimento do músculo. No caso da contusão intermuscular, tanto o músculo quanto a bainha ao redor passam por um processo de rompimento.
A recuperação de uma contusão intermuscular é normalmente mais rápida, considerando que o sangue consegue escapar por meio da ruptura da bainha do músculo, em vez de se acumular dentro deste.
A contusão periosteal ou óssea é um tipo de hematoma mais profundo, considerando que essa lesão gera impactos no osso, provocando dor e inchaço. O edema entre o osso e sua cobertura, chamada periósteo, pode ficar por um longo tempo devido à ausência de circulação. Nesse caso, a lesão é mais dolorosa e duradoura.
Qual é a diferença entre contusão, entorse e luxação?
A entorse se trata de uma lesão traumática que ocorre em uma articulação, que pode englobar ainda a distensão (estiramento de tecido muscular nos tendões). Entre os sinais mais frequentes desse problema, estão o hematoma, a dor, o edema e a sensibilidade ao toque.
As regiões mais impactadas são pulso, joelho e tornozelo, o que costuma acontecer quando é feito um movimento brusco, falso ou violento.
A luxação é uma lesão que surge por meio do deslocamento da articulação. É uma condição mais grave, que pode afetar mandíbula, ombros, cotovelos, quadril, dedos, joelhos e tornozelos.
Então, as principais diferenças entre esses tipos de lesões é que a contusão ocorre quando o trauma afeta os tecidos moles; a entorse é caracterizada pelo alongamento dos ligamentos; e a luxação, mais grave, acontece quando o osso se desloca da articulação.
Quais são os tratamentos indicados?
O tratamento das contusões consiste na aplicação imediata de gelo na região. Esse tipo de lesão costuma curar dentro de alguns dias, dependendo do grau do problema. Nesse caso, o gelo pode ser aplicado enquanto sentir dor ou perceber o inchaço no local lesionado. Uma bolsa térmica pode ser utilizada para facilitar a aplicação.
Em alguns casos, será necessário o uso de pomada, medicamentos ou spray analgésico para minimizar a dor, dependendo da recomendação médica. Outra questão relevante é suspender as atividades físicas nessa fase de tratamento.
Como prevenir?
Existem algumas práticas que podem ser usadas para evitar as contusões. Algumas delas são:
- realize alongamentos antes dos exercícios físicos;
- não ultrapasse os seus limites – desconfortos e dores são sinais que apontam que você está exigindo demais do seu corpo, então, pegue mais leve durante os treinos;
- busque a orientação de um profissional especializado antes de iniciar as atividades físicas ou modalidades esportivas;
- utilize calçados que favoreçam o andar e evite transitar em ambientes irregulares;
- no caso dos idosos, evite caminhar em locais que possam ter obstáculos e provocar quedas ou acidentes;
Conseguiu esclarecer suas principais dúvidas sobre os tipos de contusão? Apesar de ser uma lesão que parece ser mais superficial ou simples de tratar, dependendo do seu grau, esse tipo de lesão pode gerar vários problemas. Sendo assim, fique atento aos sintomas, e, no caso de maiores desconfortos, o ideal é buscar atendimento médico.
Este artigo foi útil para você? Então, assine a nossa newsletter agora mesmo e receba novidades sobre outros assuntos em seu e-mail!